Skip to content
Menu
Menu

Novo palco giratório para a Ópera Estatal de Praga com LAPP

São muitos os clássicos no programa da Ópera Estatal de Praga neste inverno 2022/23: de Tosca e La Bohème de Puccini a Rigoletto de Verdi e o maravilhoso ballet Romeu e Julieta. As magníficas produções só são possíveis graças à nova tecnologia de palco que foi realizada utilizando soluções de conexão da LAPP.

A Ópera Estatal de Praga é uma das quatro salas do Teatro Nacional de Praga e é uma das casas de ópera mais importantes da Europa. O edifício histórico foi completamente renovado na década de 1970. Agora foi a vez da tecnologia de palco. O extenso trabalho de retrofit começou em março de 2017. Os planos incluíam um palco giratório exclusivo, uma sala de ensaio moderna com excelente acústica e poltronas equipadas com leitores para exibição de legendas em vários idiomas.

Novas oportunidades com o novo palco giratório

O foco principal foi o novo palco giratório com opções técnicas exclusivas para a casa de ópera ampliar o seu repertório. “Esta é uma tecnologia única na República Checa, pois o palco giratório e o cenário não só giram, mas também podem ser elevados, permitindo que até mesmo as mesas individuais se inclinem”, disse o Prof. MgA, Diretor Geral do Teatro Nacional, Jan Burian , aquando da apresentação dos planos de conversão.

A imagem mostra o novo palco giratório da Ópera Estatal de Praga em construção.
Ópera Estatal de Praga

A Bosch Rexroth liderou a construção desta tecnologia de palco única. A empresa decidiu entrar em parceria com a LAPP Czech Republic sro. A subsidiária checa ganhou o contrato com base no seu suporte, os seus serviços técnicos confiáveis ​​e abordagem individual. Graças à alta qualidade dos produtos e ao amplo portfólio de cabos de alimentação e controle ÖLFLEX® , cabos de dados UNITRONIC® , cabos ETHERLINE® e componentes para tecnologia de rede em edifícios, cabos ETHERLINE® para tecnologia de palco e conectores de sinal EPIC ® foram usados.

Tipos de cabo sem halogénio para maior segurança

Ao selecionar componentes individuais para a Ópera Estatal de Praga, foi dada grande importância à segurança das pessoas. Como resultado, as instalações individuais consistem principalmente em cabos livres de halogénio com classificação CPR (Regulamento de produtos de construção) de acordo com o Regulamento (UE) nº 305/2011 (CPR). Circuitos de iluminação, freios hidráulicos e linhas pontuais são fornecidos usando cabos ÖLFLEX ® CLASSIC 130 H livres de halogénio com propriedades de proteção contra incêndio aprimoradas. Este tipo de cabo é muito adequado para instalações em edifícios públicos e instalações industriais.

Os 2 pares ou 4 pares ETHERLINE ® H Cat. No. cabos são usados ​​para comunicação baseada em Ethernet. Dependendo dos requisitos de velocidade, cabos 5e são usados ​​para conectar os componentes individuais do sistema. Os cabos de dados blindados UNITRONIC ® LiHCH isentos de halogênio com código de cores DIN 47100 garantem comunicação de nível inferior e conectam os sensores e barramentos baseados em RS485. Cabos altamente flexíveis são utilizados ​​para fornecer energia e controlar as partes móveis da mesa giratória. Os cabos altamente flexíveis ÖLFLEX ® CHAIN ​​90 P são usados sempre que as condições de operação exigem maior potência e, portanto, secções transversais de cabos maiores. 

A imagem mostra o salão de ópera da Ópera Estatal de Praga por dentro.

A temporada de teatro com a nova tecnologia de palco já começou. E o público ficou impressionado – com a tecnologia de palco e com as muitas produções.