Atualmente, existem no mercado cabos com fibra óptica multimodo de diversos tipos: OM1, OM2, OM3 e OM4 – cabos que existem em stock (FO*OM*). Em 2016, a TIA (Telecommunications Industry Association) lançou um novo cabo standard de fibra óptica TIA-492AAAE designado por OM5.
Cabos e cordões com fibra OM5 ainda são raros do ponto de vista comercial, contudo prevê-se que até ao final do ano já seja possível fornecer o mercado.
O que caracteriza a Fibra OM5?
Basicamente trata-se de uma fibra OM4 com ligeiras alterações no fabrico que permite ter uma melhor resposta nos comprimentos de onda 850-950nm. Isto torna-a especialmente útil em aplicações para 40Gbps, 100Gbps ou 400Gbps, quando se utilizam sistemas SWDM (Short Wave Division Multiplexing).
O que é o Sistema SWDM?
O sistema SWDM (Short Wave Division Multiplexing) utiliza 4 comprimentos de onda diferentes (chamados lambda λ1, λ2, λ3, λ4) que são multiplexados num meio físico (a fibra óptica) e que depois serão extraídos desse meio (de multiplexados). O débito binário de informação é 4x (o débito em cada lambda), se cada lambda suportar 25Gbps, obtém-se um resultado final de 100Gbps.
Quais as vantagens da Fibra OM5?
A fibra OM5 permite incrementar a velocidade máxima de comunicação ou reduzir o número de fibras pelo fator de 4, quando são usados sistemas SWDM. Por exemplo, se pretendermos atingir uma velocidade de 100Gbit utilizando o cabo OM3 ou OM4 são necessárias 8 fibras. Se utilizarmos um cabo com fibras OM5 serão necessárias apenas 2 fibras.
A fibra OM5 será o futuro das fibra multimodo e irá substituir fibras OM3 e OM4?
Na maioria das aplicações a OM5 não terá qualquer vantagem, a sua utilização só será justificada em centros de dados (data centers) onde sejam utilizados os sistemas SWDM. Para um cliente empresarial ou industrial que pretenda apenas implementar circuitos de fibra até 10Gbps, não terá qualquer vantagem em implementar uma infraestrutura em OM5.
Em termos de custo, prevê-se que a fibra OM5 seja 2x superior ao valor da fibra OM4. Abaixo, está apresentado o quadro com as distâncias máximas atingidas considerando as velocidades desejadas:
A Fibra OM5 é compatível com fibras OM3 e OM4?
Sim, a Fibra OM5 é totalmente compatível com fibras OM3 e OM4, eventualmente existentes.