Até agora, existiam apenas duas opções para a manutenção máquinas e fábricas: ou as peças eram substituídas quando já apresentavam defeitos, forçando paragens imprevistas, ou as peças ainda funcionais eram substituídas em intervalos específicos por precaução. Com a Indústria 4.0 e digitalização, surgiu uma alternativa mais eficiente à manutenção reativa ou preventiva: a manutenção preditiva.
O princípio da manutenção preditiva é realizar intervenções com base no desempenho real das peças, sendo também aplicável a sistemas de conexão, como cabos e conectores. Embora os cabos LAPP tenham uma longa vida útil, quando sujeitos a constantes movimentos, altas velocidades e forte torção, é benéfico monitorizá-los para evitar paragens inesperadas que podem prejudicar a produtividade.
ETHERLINE® GUARD é a solução inovadora da LAPP. Este dispositivo de monitorização estacionário e extremamente compacto mede o desempenho dos cabos Ethernet permitindo a qualquer momento consultar o seu estado
Porquê realizar a manutenção preventiva quando pode ser planeada de forma eficiente? Tire partido dos benefícios da manutenção preditiva e melhore a eficiência das suas operações!
Benefícios
Aumento da Eficiência da Fábrica: com paragens planeadas das máquinas reduzindo os custos de manutenção.
Instalação Fácil: Parametrização automatizada (“teach-in”) em apenas alguns minutos, simplificando a instalação.
Integração Simples: Não é necessário um novo cabo de dados ou alterações no design do cabo; a atualização pode ser feita na estrutura de rede existente em qualquer momento.
Design Compacto: Economize espaço graças ao seu design único e compacto.
Comunicação de Confiança: Interface MQTT que garante a comunicação confiável com a nuvem para a avaliação de status/dados, configurações (por exemplo Wi-Fi), atualizações, etc.
Versões Disponíveis: versão LAN com cabo “PM03T” e versão Wi-Fi sem fio “PM02TWA”.
Aplicação
Redes Ethernet: Ideal para uso na tecnologia de automação.
Monitorização de Cabos de Dados: Ideal para acompanhar a vida útil dos cabos de dados em risco de falha.
Compatibilidade: Adequado para cabos de dados que seguem o padrão de transmissão 100BASE-TX (100 Mbit/s) conforme IEEE 802.3.
Compatibilidade com Protocolos: EtherCAT, EtherNET/IP e PROFINET de 2 pares.Uso em Painéis de Controlo com classe de proteção IP 20.