Skip to content
Menu
Menu

E porque Cca é diferente de CCA?

CCA (copper clad aluminium) significa que os condutores do cabo são fabricados em alumínio com uma cobertura de cobre.  Estes tipos de cabos de comunicações são proibidos de utilização pelo regulador Anacom e não fazem parte da oferta LAPP. Estes cabos têm condutividade inferior, o que cria problemas para alimentação de equipamentos POE, e são muito mais quebradiços e sujeitos a problemas de conectividade na instalação e a curto prazo.

Cca designa a classe de reação ao fogo de um cabo segundo o regulamento de produtos de construção (CPR) Europeu:  Regulation (EU) No 305/2011, standard EN 50575:2014+A1:2016.  A Anacom define que qualquer cabo instalado no interior de edifício terá de ter uma classificação CPR no mínimo Eca (para edifícios privados) ou Dca (para edifícios Publicos). O cabo fornecido tem classificação Cca pelo que tem uma reação muito melhor ao fogo relativamente ao exigido pela anacom.

Para além desta classificação é identificado os níveis de fumo, gotas e acidez dos compostos usados no fabrico do cabo, neste caso é Cca s1a, d0, a1 – valores que também são melhores aos exigidos pela anacom.

Uma explicação do CPR poderá ser encontrada no catálogo da POLILAN (página 94), e a seguir transcrito: