Sabia que não pode usar os cabos de borracha preta comuns – H07RN-F p.ex.- para a água humana potável?
Com exceção dos CLEAN CABLES, os outros cabos fornecem odor, sabor ou cor à água potável que são prejudiciais à sua saúde.
A União Europeia (UE), por meio da Diretiva 98/83 / EC, de 3 de novembro de 1998, define os padrões essenciais de qualidade a serem atendidos pela água destinada ao consumo humano.
A diretiva visa proteger a saúde das pessoas, estabelecendo requisitos de higiene e limpeza a satisfazer pela água potável na União Europeia (UE).
Aplica-se a toda a água destinada ao consumo humano, exceto águas minerais naturais e águas medicinais.
Os Estados-Membros asseguram que a água potável:
• Não contém uma concentração de microrganismos, parasitas ou outras substâncias que representam um perigo potencial para a saúde humana;
• Cumprem os requisitos mínimos (microbiológicos, químicos e relacionados com radioatividade) estabelecidos pela diretiva. Para atender a essa necessidade, os CLEAN CABLES são projetados e construídos de forma a não permitir o crescimento microbiológico e a não migração de substâncias perigosas para a água. Estes cumprem a aprovação de várias entidades europeias, tais como:
• WRAS (Water Supply, Water Fittings and Regulations or Scottish Byelaws) – principal fornecedor de água potável no UK (Reino Unido);
• ACS (Attestation De Conformité Sanitaire) – certificado de segurança requerido para todos os materiais em contacto com água potável, na FRANÇA.
• KTW (Kunststoffe und TrinkWasser) – recomendações de uso e segurança para materiais plásticos usados no transporte de água potável, emitidos pelo DVGW, a agência Alemapara a água e gás.
O uso destes CABOS LIMPOS é especialmente dedicado para alimentadores submersíveis de motores de bombas. Eles podem ser instalados em profundidades de até 250 metros, tanto em águas limpas quanto nas águas sujas.
Algumas referências já criadas em SAP:
Refa SAP Descrição:
23110005xx – CLEAN CABLE XLPE/RUBBER
831010xx – CLEAN CABLE ROUND