Skip to content
Menu
Menu

MOBILITY DOCK – carregador inovador para tomadas domésticas

“O MOBILITY DOCK cumpre completamente a função de uma estação de carregamento móvel, mas requer muito menos espaço na bagageira”, diz Frank Hubbert, diretor administrativo da Lapp Mobility GmbH, descrevendo o novo produto.


A comunicação entre o MOBILITY DOCK e o veículo ocorre por meio de um dispositivo de controle integrado no carregador, que define a corrente de carregamento até um máximo de 10 A e também monitora o processo de carregamento. Desta forma, consegue atingir uma potência de carregamento até um máximo de 2,3 kW e a configuração é feita automaticamente.


O aparelho monitoriza a temperatura do aparelho e a temperatura na tomada Schuko. Se for detectado um aumento de temperatura no conector de alimentação, o carregador regula automaticamente a potência de carga para evitar o sobreaquecimento.


Outra função de proteção para o utilizador é o monitoramento do condutor terra, bem como a detecção de erros de corrente contínua e corrente alternada no carregador. Este tipo de erros DC e AC são detectados e protegidos até 6 mA DC e 30mA AC. O MOBILITY DOCK é compatível com CE e desenvolvido e testado em conformidade com a norma IEC62752.


Para iniciar o processo de carregamento, o cabo de carregamento do modo 3 é inserido na tomada tipo 2 do MOBILITY DOCK. O MOBILITY DOCK com o cabo de carregamento inserido é então conectado à tomada Schuko e é hora de começar o carregamento.
Um LED mostra o estado do dispositivo. Todos os componentes são completamente estáveis ​​e fixados com segurança. Para dar suporte na parede, há um suporte integrado no dispositivo. Este é desbloqueado pressionando um botão de pressão. Isto permite que o suporte seja ajustado com precisão na parede. O cabo de carregamento do modo 3 inserido é bloqueado por um mecanismo na caixa e pode ser destravado usando a alavanca de libertação na parte traseira. Desta forma, o cabo de carregamento do modo 3 pode ser removido do carregador novamente com pouco esforço.

LAPP-eMobility-2-800x500-2-768x480
LAPP-eMobility-1-800x500-1-768x480

Graças à tomada tipo 2 integrada na caixa, a MOBILITY DOCK é compatível com a norma europeia de cabos de carregamento e, portanto, pode ser utilizada em todos os carros elétricos e híbridos na Europa. O MOBILITY DOCK está protegido contra jatos de água (IP55) e foi projetado para cair de qualquer posição de uma altura de 1 m. Com seu peso de aprox. 730 g e um tamanho de 255 x 135 x 105 mm, o espaço de instalação e o peso do MOBILITY DOCK são otimizados. O dispositivo pode ser armazenado no bagageira ou nos bolsos laterais do veículo para economizar espaço. A tampa da tomada tipo 2 também protege o carregador contra contaminação.


Mas não é apenas a funcionalidade do MOBILITY DOCK que impressiona, mas também seu design. No âmbito do concurso para o German Design Award, o MOBILITY DOCK foi nomeado na categoria Excellent Product Design pelo German Design Council. Em outubro de 2021, serão anunciados os vencedores do prémio, cujo objetivo é projetar produtos para os mais altos requisitos do cliente.

LAPP-eMobility-4-800x900-1-768x864